Cuiabá-MT, 13 de Agosto de 2022
(65) 3321 - 7051

Um de nossos representantes terá prazer em contatá-lo em até 24 horas.

Exames



Audiometria


A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento.

Os principais tipos de audiometria são a audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva e a audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.

Estes exames são feitos com o paciente dentro de uma cabine acústica, visando isolá-lo do ruído ambiental e utiliza o equipamento chamado audiômetro.


Espirometria


A espirometria é a medida do ar que entra e sai dos pulmões.

Pode ser realizada durante respiração lenta ou durante manobras expiratórias forçadas.

A espirometria é um teste que auxilia na prevenção e permite o diagnóstico e a quantificação dos distúrbios ventilatórios. A espirometria deve ser parte integrante da avaliação de funcionários expostos a poeira.

A espirometria é um exame peculiar em medicina, posto que exige a compreensão e colaboração do paciente,
equipamentos exatos e emprego de técnicas padronizadas aplicadas por pessoal especialmente treinado.


Laboratorias

Exame laboratorial é ao conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, realizados em laboratórios de análise clínica, visando um diagnóstico ou confirmação para uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).


Eletrocardiograma


O eletrocardiograma é um teste simples que detecta e registra atividade elétrica do coração para localizar problemas cardíacos. Os sinais elétricos fazem o músculo cardíaco contrair à medida que viajam através do coração. Quando o coração contrai ele bombeia sangue para o resto do corpo. O eletrocardiograma mostra a rapidez das batidas do coração e seu ritmo. Ele ainda registra a força e ritmo dos sinais elétricos à medida que eles passam por cada parte do coração.

O eletrocardiograma não causa dor e nem causa mal algum. Um técnico primeiramente fixa 12 adesivos chamados eletrodos sobre a pele do coração, braços e pernas. Para ajudar os eletrodos a fixarem na pele o técnico pode precisar raspar os pelos onde eles serão fixados. Depois que os eletrodos forem fixados na pele, o paciente fica deitado parado por alguns minutos enquanto os sinais elétricos do coração são detectados. A máquina então registra esses sinais em um papel gráfico ou os mostra numa tela. O teste dura em torno de 10 minutos.


Eletroencefalograma

A Eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica.

Colocando-se eléctrodos em posições pré-definidas sobre o couro cabeludo do paciente, um amplificador aumenta a intensidade dos potenciais eléctricos que posteriormente serão plotados num gráfico digital. As alterações dos padrões da normalidade permitem ao médico fazer a correlação clínica com os achados do EEG. Podemos observar descargas de ondas anormais em forma de pontas por exemplo (picos de onda), complexos ponta-onda ou actividades lentas focais ou generalizadas.

As indicações destes exames são: avaliação em exame admissional, síndromes epilépticas, avaliação de coma, morte encefálica, intoxicações, encefalites, síndromes demenciais, crises não epilépticas e distúrbios metabólicos.


Raio X


O Raio X é um exame que extrai imagens de qualquer parte do corpo por meio do uso de raios-x.

É utilizado com frequência como método inicial na avaliação de várias patologias, pois permite a avaliação anatômica e funcional dos sistemas e aparelhos do organismo humano.

A Radiologia Geral ou de Raio X identifica, entre outras coisas:
- Fraturas ósseas;
- Tumores ósseos;
- Distúrbios de crescimento e postura;
- Possibilita o estudo das articulações/ artrose;
- Pneumonia;
- Nódulos pulmonares;
- Derrames pleurais;
- Sinusites;